Passado e presente
O Externado de Colombia nasceu em 15 de fevereiro de 1886, como resposta ao absolutismo e à repressão da liberdade de educação imposta pela ditadura de regeneração.
A Universidade foi fundada pelo jovem jurista e educador Nicolás Pinzón Warlosten, que, com o apoio de um grupo de ilustres professores de liberalismo radical, estabeleceu uma instituição que, desde o seu início, permitiu o estudo e a livre expressão de idéias. A Universidade recebeu estudantes de todas as regiões do país, praticou o respeito por credos religiosos e ideologias políticas, e promove a tolerância como uma maneira de alcançar a coexistência pacífica dentro da heterogeneidade.
Chamava-se “Externado” porque a nova instituição era influenciada pelo moderno sistema educacional europeu que, na época, se opunha ao sistema medieval de internato. O sistema, orientado para catequizar, era inadequado para o desenvolvimento de uma personalidade autônoma. Externado denota, portanto, abertura, liberdade de estudo e ensino.
Ao longo de sua história, a Externado afirmou os princípios e valores de seus fundadores. Seus diretores foram Nicolás Pinzón Warlosten, Diego Mendoza Perez, Ricardo Hinestrosa Daza, Fernando Hinestrosa e Juan Carlos Henao.
A missão da universidade
Como instituição de ensino superior dedicada ao ensino e pesquisa em Ciências Sociais, com uma concepção humanista, a Universidade Externado de Colômbia promove e pratica o respeito absoluto pela vida.
O esforço do Externado é desenvolvido dentro de uma filosofia pluralista, aberta a todas as correntes de pensamento, alheia ao dogmatismo e respeitosa de todos os credos religiosos e ideologias políticas. A Universidade promove a tolerância como uma fórmula para alcançar a paz e o progresso dentro da heterogeneidade, recebe estudantes de todas as regiões do país e considera a diversidade como um dos seus maiores recursos.
O Externado de Colombia confia e está otimista quanto à viabilidade da Colômbia como nação e trabalha pela reafirmação da identidade nacional. Apóia a integração com os países latino-americanos como garantia de uma presença significativa no cenário internacional e estimula a cooperação com universidades de todo o mundo para manter contato com a cultura universal e atualizada.
Dentro do espírito liberal que a caracteriza, a Universidade Externado de Colômbia persegue o ideal da liberdade como um direito humano inalienável; tem fé na democracia; lutas pela melhoria do Estado Social de Direito; a busca da igualdade social e econômica e o respeito aos direitos fundamentais.
Além disso, a Universidade sempre buscou a formação integral dos alunos; buscando formar cidadãos genuínos conscientes de seus compromissos com a nação; indivíduos inteiros, independentes, profissionais com ética cívica pública e privada sem mácula; profissionais solidários, autênticos e austeros, exigentes, capazes de resistir à intimidação, confrontar a corrupção e contribuir para resgatar a dignidade da pátria.
Associações
A Universidade Externado de Colombia é membro das seguintes associações:
Associação Colombiana de Universidades, ASCUN
A universidade foi o fundador da associação. Seu reitor foi presidente de 1957 a 1963 e 1971 a 1977.
União das Universidades da América Latina, UDUAL
O reitor Externado de Colombia foi Presidente da UDUAL entre 1976 e 1986.
Associação Internacional de universidades, AIU
O reitor da Universidade foi o principal membro do Conselho de Diretores de 1985 a 1995.