Keystone logo
Espanha

Estudar Curso Acadêmico em Espanha 2025

Alteração de moeda

Custo de vida mensal básico

  • Alugue em apartamento compartilhado

    416
  • Compartilhamento de utilitários

    42
  • Assinatura de internet

    33
  • Transporte local

    34

Amostra de custo de estilo de vida

  • Combo de fast food

    8
  • Ingresso de cinema

    8
  • Litro de cerveja local

    3

Requisitos do visto

Para estudantes fora da UE/EEE ou da Suíça que pretendam participar num intercâmbio de estudantes, realizar investigação ou formação ou trabalhar em Espanha como estagiário ou voluntário não remunerado durante mais de três meses.

Que tipo de visto você precisa?

Nome do visto

Visto de Estudante (Tipo D)

Preço e moeda

EUR 160

Os preços de um visto de estudante para Espanha rondam os 160 euros. A taxa de pedido de visto está sujeita a alteração a qualquer momento.

Quem pode solicitar o visto?

Os cidadãos provenientes da UE/EEE ou da Suíça não necessitam de visto de estudante independentemente da duração da sua estadia em Espanha. Os estudantes da UE/EEE/Suíça não precisam de visto para residir em Espanha, mas terão de se inscrever junto das autoridades locais e obter um certificado de residência.

Os cidadãos de todos os outros países exigem um visto de estudante se planearem permanecer e estudar por mais de 90 dias em Espanha. Este visto é concedido aos estudantes que já tenham sido aceites para ingresso por um instituto de ensino reconhecido em Espanha.

Onde você pode fazer o pedido?

Consulado ou embaixada de Espanha

Pode solicitar um visto de estudo no consulado espanhol ou embaixada no seu país de origem.

Website:http://www.exteriores.gob.es/Portal/en/ServiciosAlCiudadano/Paginas/EmbajadasConsulados.aspx

Como fazer a inscrição?

Antes de se poder candidatar a um visto de estudo tem de encontrar um curso ou programa numa instituição oficialmente reconhecida em Espanha. Terá então de obter uma confirmação oficial da organização indicando que foi aceite no curso ou programa, sob a forma de um certificado ou carta de aceitação. Assim que tiver isto, pode contactar a embaixada ou consulado espanhol no seu país de origem e solicitar um visto de estudante.

Exatamente o que é necessário pode variar de consulado para consulado mas, em geral, terá de mostrar o passaporte, bem como o seguinte:

  • detalhes do estudo, formação ou investigação que irá realizar em Espanha, incluindo as horas de estudo por semana (pelo menos 20);
  • prova de que dispõe de seguro médico;
  • um atestado médico que confirme que não tem nenhuma doença que exija a sua quarentena;
  • prova de que possui os fundos para o apoiar durante a sua estadia em Espanha (ex. dados de bolsa, um banco espanhol com fundos suficientes, ou carta dos pais/encarregados de educação assumindo total responsabilidade financeira);
  • informação sobre onde vai viver;
  • um certificado de registo criminal emitido nos últimos cinco anos pelas autoridades competentes do seu país de origem.

Se estiver hospedado em Espanha por mais de seis meses para estudar, tem de solicitar uma autorização de residência de estudantes no prazo de 30 dias após a entrada em Espanha. Candidata-te no seu Gabinete de Estrangeiros (Oficina de Extranjeros) ou numa esquadra da polícia. O cartão tem a validade de um ano e pode renová-lo todos os anos por cinco anos desde que prossiga os estudos.

Quando você deve se inscrever?

Terá de solicitar o seu visto entre dois e três meses antes de pretender viajar para Espanha para dar tempo para processar a sua candidatura.

Geralmente, é concedido um visto de estudante em Espanha para toda a duração do ciclo de estudos. Pode renovar o seu visto de estudante para alargar ainda mais os seus estudos ou realizar um novo curso em Espanha. Não tente apresentar o seu pedido de visto de estudante com mais de quatro meses de antecedência ou menos de 7 semanas antes da data de partida, caso contrário a candidatura não será aceite.

Se os seus estudos em Espanha são de mais de seis meses, deve solicitar uma autorização de residência de estudantes que tenha a duração de um ano. A autorização de residência de estudantes tem de ser renovada todos os anos.

Tempo de processamento

Oportunidades de trabalho

A autorização de residência espanhola dá-lhe direito a trabalhar a tempo parcial ou numa posição temporária, desde que não esteja a usar o dinheiro que ganha para se sustentar enquanto estiver em Espanha. Está autorizado a trabalhar até 20 horas por semana enquanto estiver a estudar, desde que não interfira com os seus estudos. A empresa que o emprega terá de obter uma autorização de trabalho para si do Gabinete de Estrangeiro. O seu contrato de trabalho não pode exceder a duração do visto de estudo.

Se vai realizar um estágio no âmbito do seu curso para o qual foi concedida a sua autorização de residência, não precisa de autorização de trabalho.

Horas por semana

20

Por que você precisa desse tipo de visto?

Eis algumas das razões pelas quais um visto de estudante a Espanha pode ser negado:

  • Acções penais passadas ou atuais
  • Explicação insuficiente para a finalidade e as circunstâncias da estadia prevista
  • Meios de subsistência insuficientes
  • Seguro de viagem inválido
  • Falta apresentar comprovativo de alojamento
  • Situação desfavorável dos vistos Schengen — Não respeitar previamente as limitações dos Vistos Schengen (ou seja, a sobrepermanência no Espaço Schengen, não seguir o itinerário de viagem apresentado — passando a ficar maioritariamente no principal país de destino do Espaço Schengen, e assim por diante).