BRI - Biodiversidade e Empresas: da Investigação ao Impacto
Pisa, Itália
DURAÇÃO
5 Days
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
08 Dec 2024
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
27 Jan 2025
PROPINAS
EUR 200 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* de 200 a 1000 euros, consoante o rendimento anual do requerente
Introdução
A proteção da biodiversidade representa um desafio mundial, com a UE a esforçar-se por assumir a liderança no combate ao seu declínio através da sua Estratégia de Biodiversidade para 2030. As empresas são fundamentais na elaboração de um quadro que preserve e restaure a biodiversidade, juntamente com os serviços ecossistémicos que esta oferece. A Escola Sazonal está empenhada em abordar o imperativo global da conservação da biodiversidade e em defender uma abordagem de desenvolvimento económico regenerativo.
Os objectivos da Escola Sazonal são os seguintes
- Examinar e promover um modelo de desenvolvimento capaz de proteger e regenerar a biodiversidade e os serviços prestados pelos ecossistemas, numa perspetiva de desenvolvimento económico regenerativo
- Fornecer aos participantes estímulos e ferramentas para compreender e medir o impacte das empresas na biodiversidade, avaliar riscos e oportunidades e
- Fomentar a inovação tecnológica e organizacional, incentivando o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e organizacionais que promovam uma economia regenerativa que proteja o capital natural.
A Escola Sazonal está associada ao National Biodiversity Future Center (NBFC), um projeto italiano financiado pela iniciativa NextGenerationEU da União Europeia.
Metodologias de Ensino
A Escola Sazonal inclui aulas com a participação ativa dos alunos, discussão de casos práticos, atividade laboratorial, testemunhos presenciais de empresários, gestores e especialistas na área da biodiversidade, visitas a empresas, parques/organizações que contribuem para a proteção da biodiversidade e trabalhos de grupo orientados com o objetivo de promover o debate entre alunos de diferentes disciplinas sobre os conteúdos aprendidos durante a Escola Sazonal.