Curso Técnico Superior Profissional em Gestão e Comércio Internacional
Porto, Portugal
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Português
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
13 Apr 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
PROPINAS
EUR 2544 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Tabela em vigor para o ano letivo de 2024/2025
Introdução
DESCRIÇÃO GERAL DO CURSO
Este curso visa proporcionar uma formação técnica de alto nível sobre como gerir as operações de comércio internacional e contribuir para o desenvolvimento internacional sustentável da empresa, através da pesquisa e monitorização dos mercados internacionais nos quais a empresa opera, da prospecção/promoção, negociação, realização e acompanhamento das vendas dos seus produtos e ou serviços nos mercados estrangeiros e da otimização de processos de importação.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/ATIVIDADES PRINCIPAIS
A) Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado alvo da empresa, posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos:
Recolher e analisar informações variadas, de forma sistemática e regular, sobre os produtos/serviços, os clientes, a concorrência da empresa e outros fatores contextuais com importância para a politica de internacionalização da empresa;
Analisar o mercado dos produtos/serviços em que opera, recorrendo a fontes internas e externas à empresa;
Preparar a tomada de decisão;
B) Gerir as vendas em contexto internacional (exportação):
Prospetar para definir uma oferta comercial ajustada;
Vender para mercados estrangeiros;
Assegurar o acompanhamento das vendas;
C) Gerir as vendas em contexto internacional (importação):
Elaborar uma base de dados dos potenciais fornecedores;
Participar no processo de negociação das compras.
Assegurar o acompanhamento das compras
D) Coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação:
Montar as operações de import-export;
Assegurar o acompanhamento administrativo, processual e documental das operações de import-export;
Coordenar as atividades de monitorização e avaliação da gestão comercial e contribuir para a sua máxima eficácia.
E) Gerir relações comerciais e profissionais em contexto multicultural:
Implementar elementos comunicacionais, integrando aspetos de cariz multicultural;
Construir e dinamizar uma rede de contactos internacionais.
LÍNGUA DE ENSINO: Português