Programa de Estudos Contínuos: Gestão de Produtos de Moda
IED – Istituto Europeo di Design Barcelona
Informação chave
Localização do campus
Barcelona, Espanha
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
6 Meses
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 6400
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
19 Jan 2025
Introdução
A Pós-Graduação em Gestão de Produtos de Moda proporciona uma visão estratégica de como funcionam os produtos de moda, tendo em conta o posicionamento e os valores de uma marca, de forma a otimizar as suas coleções desde a sua concepção até ao momento em que chegam ao consumidor.
Neste contexto altamente competitivo, a Pós-Graduação promove a compreensão dos processos de produção (gestão e organização eficientes), estratégias de marketing e comunicação, bem como mecanismos de inspiração e capacidade de desenvolver tendências numa perspetiva criativa e cultural.
O programa equilibra a vertente analítica e a vertente criativa e proporciona o conhecimento de cada área funcional com a qual se espera que o gestor de produto de moda interaja (varejo, visual, direção artística, comunicação) de forma a fomentar uma estratégia 360°.
Alunos ideais
Perfil do Aluno
- Designers de moda que pretendam adquirir um conhecimento de coordenação de coleções e gestão de produtos.
- Gerentes de produto que desejam ampliar seus conhecimentos sobre desenvolvimento de produtos.
- Profissionais de marketing que desejam adquirir um conhecimento aprofundado dos produtos de moda.
- Profissionais de comunicação que pretendam adquirir um conhecimento aprofundado dos produtos e processos produtivos de forma a tornar as suas campanhas mais eficientes.
- Profissionais que trabalham em empresas de moda que desejam adquirir um conhecimento aprofundado de tudo o que se relaciona com produtos e coleções e sua integração com outros departamentos.
- Pessoal de recursos humanos que deseja entender como todos os departamentos relacionados a um produto de moda operam dentro de uma organização.
Admissões
Galeria
Currículo
Metodologia
A apresentação do conteúdo será dividida em aulas, módulos e exercícios que mimetizam o processo e a gestão de um projeto profissional de moda. O curso será, portanto, organizado em diferentes tipos de aulas: aulas teóricas, estudos de caso, workshops, palestras de profissionais, projetos e projetos finais.
Programa de ensino
- O sistema da moda
- História Crítica da Moda
- Análise de tendências
- Direção de arte para campanhas de moda
- Mercado, segmentação e posicionamento
- Marketing Estratégico
- Estratégia de produto
- Análise de eficiência
- Códigos de estilo
- Marca
- Marca e produto
- Luxo
- O estilista
- Moda rápida e tendências
- Processos do produto
- Compras misteriosas de produtos
- Definição de estilo
- Projeto Estratégico de Produto
- Projeto final
Resultado do programa
Objetivos
- Trabalhar com ferramentas de análise de marca para construir a marca através do produto.
- Realçar a importância da cooperação entre as equipas de design, marketing, vendas e produção para levar a cabo a estratégia que tem vindo a ser definida.
- Introduzir os principais tipos de fornecedores, materiais, outsourcing e logística que envolvem um produto de moda.
- Analisar tendências e direções de arte de modo a focar as coleções do ponto de vista criativo, conceptual e estilístico.
- Definir a estrutura, amplitude e profundidade das coleções, analisando vendas, concorrência e tendências de modo a desenvolver uma coleção com o melhor valor final, tempo e custos.
- Analisar em profundidade a gama de produtos e a sua eficiência no POS utilizando o trabalho dos gestores de produtos.
- Dar conhecimentos de análise de consumidores, estudos de concorrência, gestão de equipas, calendarização e desenvolvimento de projetos que se baseiam na metodologia de design thinking.
- Compreender o nível de envolvimento de cada um dos intervenientes (design, produto, marketing e comunicação) no sucesso da colecção.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
- Departamentos integrados de design e produto ou estúdios independentes.
- Departamentos de marketing.
- Desenvolvimento do produto.
- Departamento de gestão de produtos.
- Marketing de produtos.
- Gestão de compras e fornecedores.
- Controlo de qualidade.
- Empresário com negócio próprio.