Inglês Como Língua Franca: Mudando Práticas De Linguagem

Helsinki Summer School

Descrição do Programa

Leia a descrição oficial

Inglês Como Língua Franca: Mudando Práticas De Linguagem

Helsinki Summer School

Inglês como língua franca: Mudando práticas de linguagem

ORGANIZADOR:

Departamento de Línguas Modernas da Universidade de Helsinki

Programas de grau relacionados:

  • Programa de Mestrado em Estudos Ingleses
  • Programa de Mestrado em diversidade linguística na Era Digital

ENCONTROS:

8.-2017/08/24

PREÇOS:

850-1400 euros

CRÉDITOS:

5 ECTS

Coordenador:

Dr. Svetlana Vetchinnikova

Os alunos-alvo

O curso é indicado para estudantes de mestrado e doutoramento, bem como profissionais de linguagem que têm interesse em estudos de inglês ou linguística aplicada.

Sinopse

Inglês se tornou uma língua global de comunicação intercultural e é utilizado mundialmente como língua de contato entre as pessoas que não partilham uma língua nativa comum. Alto-falantes não-nativos de Inglês estão cada vez mais usando a linguagem uns com os outros em áreas como a academia, negócio, diplomacia, desporto e as relações pessoais. Como é que esta nova situação sociolinguística desenvolver e como isso afeta as práticas de linguagem?

Seguindo Mauranen (2012), este curso examina o fenômeno de Inglês como língua franca (ELF) a partir de três diferentes, mas interligados perspectivas: cognitivas, microssociais e macrossociais. Vamos começar por olhar para as características lingüísticas do ELF e pensar como as propriedades cognitivas de processamento multilingue pode explicá-los. Passando para a perspectiva microssocial, os alunos terão a oportunidade de observar a interação ELF na esfera privada, com especial atenção para mal-entendidos e antecipar-los, bem como as práticas multilingues. No nível macrossocial, vamos lidar com questões como ideologias linguísticas, o imperialismo lingüístico e apropriação da linguagem. Explorando um conceito muito recente de 'translanguaging', vamos discutir as formas complexas e fluidas em que as pessoas usam vários idiomas, incluindo Inglês, na comunicação internacional, e especialmente no ensino superior. Vamos continuar considerando as maneiras falantes fiscalizar e intervir em sua própria ou a utilização de outro idioma no ELF interação / escrita, e concluir, tomando uma perspectiva aplicada sobre ELF e olhando para as suas implicações práticas para o ensino e avaliação, entre outros campos profissionais. Cada tópico palestra será desenvolvido com os alunos em um formato de workshop colaborativo.

Para mais informações sobre a nossa investigação e recursos, consulte as páginas do projeto ELFA: http://www.helsinki.fi/elfa

Os objetivos de aprendizagem

Os alunos irão se familiarizar com o conceito de ELF e seu quadro teórico. Eles vão pensar nas implicações do fenómeno da ELF para o futuro do Inglês, bem como suas conseqüências práticas, por exemplo na área da educação. Além disso, eles vão receber hands-on experiência de trabalhar com dados linguísticos autênticos e aplicar métodos de pesquisa diferentes, como linguística de corpus, análise do discurso e análise de conversação.

Métodos de ensino e formato do curso

Os dias no curso será dividido em sessões de manhã e à tarde. No período da manhã, os alunos vão ouvir as palestras e na parte da tarde, eles vão ter a oportunidade de aplicar seus conhecimentos recém obtidos em oficinas ou laboratórios de línguas. As atividades interativas dos tardes incluirá discussões (grupo), o trabalho em grupo, hands-on experiência com ferramentas de linguística de corpus, estudos mini-pesquisa em grupos ou individualmente em um computador, exercícios e tarefas. Também vamos usar trechos de dados de pesquisa real em nossas oficinas para fornecer autêntica experiência acadêmica.

Meios e critérios de avaliação

Passa / falha na base de assiduidade, participação ativa, o trabalho individual de projecto (estudos de caso), apresentação do projeto final.

No projeto individual, cada participante irá realizar um pequeno projeto de pesquisa de sua própria escolha, com os seguintes componentes: - um resumo escrito do projeto (1000-1500 palavras) a ser entregue na sexta-feira, 18,8. Cada participante receberá comentários e sugestões dos instrutores na segunda-feira, 21,8. apresentação -a do projeto durante a última reunião na quinta-feira, 24,8. Mais detalhes sobre o projeto individual será discutido durante as primeiras reuniões, incluindo sugestões de temas e dados que possam ser utilizados.

Esta escola oferece programas em:
  • Inglês
Duração e Preço
Este curso é No campus
Start Date
Data inicial
Agosto 2018
Duration
Duração
17 dias
Tempo integral
Price
Preço
850 EUR
Information
Deadline
Locations
Finland - Helsinki
Data inicial: Agosto 2018
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Dates
Agosto 2018
Finland - Helsinki
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Price
850-1400 euros