Design - Curso de Verão Made in Italy
IED – Istituto Europeo di Design Florence
Informação chave
Localização do campus
Florence, Itália
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
3 semanas
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 2600 *
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
Jul 2024
* taxa de inscrição € 600 + taxa do curso € 2.000
Introdução
Design Made in Italy O curso de verão concentra-se nas habilidades e metodologias básicas empregadas no design de produtos, compreendendo a qualidade dos produtos Made in Italy, especialmente em PMEs italianas baseadas no artesanato.
Durante o curso você terá a chance de explorar e aprender mais sobre Florença como uma cidade histórica do design e da moda que se reinventou ao longo dos séculos e que em uma era de globalização tem um papel relevante no mundo do design, fundindo acabar com os processos de artesanato e inovação.
Você compreenderá os processos de design industrial e de manufatura, aprenderá a mesclar fatores culturais e históricos com elementos de comunicação de produto e marca para desenvolver projetos de design - baseados na inovação.
Cronograma
De segunda a quinta-feira, em período integral (manhã e tarde), o curso tem duração de 75 horas distribuídas em 3 semanas.
Metodologia e estrutura
O curso permite que você descubra a autenticidade e a história do artesanato italiano e aprenda que o sucesso do 'sistema de design italiano' está baseado no diálogo entre o artesanato e as novas tecnologias. Você irá adquirir conhecimentos básicos de design e compreender a cadeia de suprimentos que determina a qualidade de um produto acabado.
As noções teóricas adquiridas ao longo do curso são aplicadas em workshops de modelagem e design.
Durante a apresentação do Projeto Final junto com o seu bolsista, você mostrará os resultados do trabalho realizado ao longo do curso.
O curso de verão inclui uma combinação estratégica de aulas teóricas, ministradas por designers e profissionais da área, passeios culturais, workshops e visitas a lojas de artesanato.
As visitas ao local são parte integrante da experiência de aprendizado do programa e são projetadas para complementar o que é adquirido em sala de aula, bem como servir como uma orientação contínua para o campo.
Alunos ideais
Este curso destina-se a pessoas interessadas no mundo do design e sem conhecimentos prévios ou experiência na disciplina e que pretendam aprender e assumir desafios. Habilidades como desenhar ou esboçar podem ser úteis mesmo que não sejam obrigatórias. Os candidatos precisam mostrar forte motivação e capacidade de trabalhar em grupos.
Galeria
Currículo
Plano de estudo
História do design italiano
O programa se concentra no desenvolvimento histórico do design italiano. Em particular, oferece uma visão geral dos períodos históricos e principais movimentos que influenciaram e inspiraram os principais designers, além de fornecer um resumo dos principais ícones do design italiano.
Estratégias de comunicação
As demandas tecnológicas forçaram os designers a se tornarem multifacetados. No ambiente atual, além de ser talentoso em estética de design, espera-se que você tenha um bom conhecimento prático de estratégia e comunicação digital. Através deste programa, você adquire boas habilidades de comunicação que podem ser aplicadas nas áreas de design e moda.
Design italiano: tendências contemporâneas
O objetivo do curso é fornecer as ferramentas para identificar, ler e analisar as principais tendências europeias em produtos, móveis, interiores, design de moda, cores, materiais e acabamentos. O curso destaca os valores materiais e imateriais da produção 'Made in Italy' através de uma perspectiva sociológica e cultural.
Introdução às cores, materiais, formas e texturas
Metodologia básica de design com experiência prática para compreender melhor as escolhas dos designers de possibilidades de produção e manipulação de materiais e formas.
Workshop de Modelagem e Design Experience
Este workshop permite entender o papel do processo de inovação e das tecnologias avançadas no artesanato italiano, em particular, mostra como a tecnologia se torna uma ferramenta através da qual os elementos da tradição são atualizados, de modo a torná-los adequados às necessidades dos mercados e consumidores.
Branding
Você aprenderá o valor da marca como ponto de contato entre empresas e consumidores. Você adquirirá as habilidades para construir planos que forneçam estrutura e orientação sobre como implantar uma marca e conectá-la com os clientes com sucesso.